quarta-feira, 4 de maio de 2022

acordo várias vezes ao dia

Toca mais alto o som do futebol
do vizinho de cima
Tão raro ouvir som de TV onde moro, não havia notado; noto e agradeço 
Tão boa também a casa limpinha pra eu me deitar no tatame, sorte que é pequena; agradeço e suspiro 

Toca mais alto do que o mantra que coloquei pra tocar
que me ajudaria a respirar e reconectar  
Estava numa respiração tão confortável que não valeria a pena levantar
para aumentar meu som ou para o que quer que seja 
(vou me distraindo em pensamentos, em sentimentos de angústia)

Aí volto, ressono meu corpo ao da música e assim
A música de repente parece mais alta
Afinal, enquanto notava o som do futebol, não notava o mantra
Quando notei o notei, não notei do futebol 

Eis que me percebo uma moléculinha nesse universo
Me recordo: as above, so below
E rio quando me ocorre que eu não falo com minhas moléculas em português
Nem em árabe nem em inglês nem em alemão e nem por poemas nem jornais
Meu corpo, o macrocosmos das minhas moléculas, que se entende com elas
Em língua de matéria 
Língua do ponderável e do imponderável 

Não sou eu quem decido quais micro partes minhas ficam, quais se vão
E quais serão modificadas
Acontece 
Assim 
Milagrosa e divinamente
(Agora que respiro com calma e ouço de mim mesma meu sussurro calmo, percebo minha voz-Deus-bom-interno) 

Acho graça que eu caio várias vezes ao dia na história que contam
para explicar esse simples e milagroso fenômeno
As vidas se entendem em idioma de vida
Não em palavras
Deus não me mede, não me critica, não espera (quase) nada de mim
Me assiste, como eu sendo parte de seu metabolismo 
E eu aconteço em Deus e com Deus 
E a partir de Deus

As above
So below
Digo 'quase' porque espera-se pela harmonia 
Quem espera? A própria harmonia, que entende essa língua 

É bonita a metáfora que contam por aí
Mas é mais linda ainda essa sensação que chega a sair pela minha pele 
Eis que um som agudo sai da transmissão do futebol
E eu, absorta em Deus, na Vida, nas moléculinhas e na minha respiração
Estremeci 
Acordei de novo

São vários os despertares 

Nenhum comentário: